quarta-feira, 13 de março de 2013

Poema de Tolkien sobre a saga arturiana será publicado este ano



As gavetas das escrivaninhas e os armários de J.R.R.Tolkien, o homem que reinventou a mitologia a partir de O Senhor dos Anéis, continuam rendendo dividendos aos herdeiros do autor e ao mercado literário. O mais novo material retirado do acervo inesgotável do escritor é um poema de 200 páginas, uma espécie de lai medieval (narrativa romanesca com origem na França e Inglaterra), que narra a saga arturiana.

A editora HarperCollins, que publica as obras de Tolkien na Grã-Bretanha, divulgou recentemente que irá publicar o poema ainda este ano, sem contudo dizer a data exata em que a obra chegará às livrarias. No Brasil, a obra de Tolkien é publicada pela Martins Fontes, que ainda não se pronunciou sobre uma futura tradução.

Os editores da HarperCollins acreditavam que o poema estava incompleto, visto que o autor começou a trabalhar nos versos antes mesmo de publicar O Hobbit, nos anos 30 do século passado. O livro será editado por Christopher Tolkien, 88 anos, único filho homem ainda vivo do escritor e responsável por reeditar todas as suas obras.

Em seu poema sobre a saga do Rei Arthur, batizado de The fall of Arthur (A queda de Arthur) Tolkien se inspirou nas narrativas de Geoffrey de Monmouth e Thomas Malory. O poema narra os últimos anos do mítico rei e sua luta para livrar o reino das garras de Mordred.

Nenhum comentário:

Postar um comentário