segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Circulação Frente e Verso abre 2º Festival de Cinema Universitário de Alagoas




Abrindo o 2º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, realizado pela Universidade Federal de Alagoas – Ufal, em Penedo nesta terça-feira (13/11), o Coletivo Frente e Verso realiza o primeiro show de uma turnê que percorre o interior do Estado. O Coletivo de poesia, música e audiovisual está em circulação, com realização da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Ministério da Cultura (MinC), iniciativa contemplada no programa Mais Cultura – Microprojetos da Bacia do São Francisco.
A apresentação de hoje (13) conta com a participação de atrações locais, a banda Lambertos e poetas de Penedo que farão parte da noite de sarau. Além das apresentações culturais no palco, o público que prestigiar a primeira noite do festival também receberá exemplares do Caderno de Poesias Vol. 1 do Coletivo Frente e Verso, publicação que encerra obras poéticas e visuais de artistas alagoanos renomados, como o ilustrador Pedro Lucena e outros.
A programação terá início às 22h, na Praça 12 de Abril, local das exibições do Festival de Cinema, que resgata o papel da cidade ribeirinha na circulação de conteúdos culturais. A proposta audiovisual do Frente e Verso e sua sinestesia poética trazem um primeiro movimento de tela ao Festival, que continua sua programação ainda durante toda a semana. A Circulação Cultural Frente Vero chega também a Arapiraca, no dia 15 de dezembro.
O projeto Coletivo Frente e Verso - grupo que reúne poetas, músicos e artistas visuais, teve seu início no ano de 2008, em Maceió, Alagoas. Objetiva interconectar linguagens ao recitar poesias, associadas a trilhas sonoras e a projeções visuais. Em sua trajetória sonora, poética e imagística já trabalhou a partir de poemas de Fernando Pessoa, FlorBela Espanca, Cecília Meireles e Jorge de Lima, além de poemas dos integrantes do coletivo e de alagoanos diversos como Damodara Oiticica e Bruna Maria. Os poemas são sinergicamente associados à musicalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário